domingo, 9 de maio de 2010

ENTREVISTA COM A PROFª TISUCO MORCHIBA KISHIMOTO

A brincadeira e o jogo têm sido cada vez mais valorizados no campo da educação. Tanto na escola, como na família o aspecto lúdico das experiências infantis tem sido ressaltado como forma de criar experiências significativas para as crianças.
A contribuição do lúdico na Ed. Infantil é quase uma unanimidade hoje, entretanto na E. Fundamental, a discursão quase desaparece nesse contexto.

1) Você acredita que o lúdico continue sendo importante no Ensino Fundamental?

Segundo kishimoto, o lúdico é muito importante para o Ensino Fundamental. Mas depende de como deve-se trabalhar o lúdico, a criança precisa se sentir livre, o brincar deve ser espontâneo da criança e não imposto. Ela me deu um exemplo de uma menina com uma boneca, ela disse que quando a criança está com uma boneca ela não está brincando é sim segurando a boneca, a própria criança sabe que é faz de conta.


2)Como as vivências lúdicas poderiam colaborar na adaptação da criança na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental?

O brincar é a ponte da Educação infantil para o Ensino fundamental, ela auxilia na adaptação da criança nesse processo.


3)Você acredita que vivências lúdicas no Ensino Fundamental colaboram para o processo de conhecimento da criança sobre si mesma, na formação de sua identidade?

A Kishimoto não acredita na forma como tem sido vivenciado o lúdico no Ensino Fundamental, com ações pedagógicas, o educador deve ter clareza do que é e não é jogo, noção de jogo e o trabalho, os professores do ensino Fundamental trabalham o brincar com materiais pedagógicos, imposto a criança. Ela acredita que encontrar profissionais que saibam trabalhar o brincar no nessa fase escolar é muito dificil.


Entrevista realizada dia 16/09/2008 na UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP
Por Clicilane Melhorini Araújo

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